A importância do compromisso ambiental no mundo corporativo
Um sistema de gestão mais sustentável e a adaptação a uma economia de baixo carbono constituem os maiores desafios propostos pela agenda ESG no contexto corporativo no país. Além do compromisso formal com uma agenda nesse sentido, a adoção de práticas que dialoguem diretamente com o meio ambiente é condição sine qua non para as empresas terem uma melhor inserção nessa nova era da economia global. Hoje, trata-se de não apenas prezar pela qualidade dos produtos, mas também de cuidar para que toda a cadeia produtiva aproveite ao máximo os recursos, reduzindo desperdícios.
Para uma empresa ter êxito em aprimorar as boas práticas integrantes dessa agenda, ela precisa traçar um plano de ação que torne horizontais, nos processos internos, uma série de metas e deveres. Começando pelo compliance: para uma empresa se tornar “verde”, é necessário que as boas práticas de gestão dos recursos naturais estejam em conformidade com a legislação ambiental. Ou seja, deve preferir matérias-primas renováveis e atentar para a transparência no fluxo de informações e para a busca de certificações que mensurem o cumprimento dessas políticas.
Um desses selos é o ISO 14001, conquistado recentemente pela unidade da VetBR em Perdões (MG). Internacionalmente reconhecido, ele é peça central para políticas socioambientais afirmativas, e permite às empresas demonstrar o compromisso com a boa gestão dos riscos ambientais associados à atividade corporativa. Vale destacar que a obtenção dessa certificação representa, ainda, um ganho adicional com a redução de custos decorrente da própria diminuição do consumo de recursos. Ou seja, os benefícios se consolidam em várias frentes.
Um desses pontos é também simbólico. Mesmo para as empresas brasileiras que não atuam diretamente no exterior, é importante o alinhamento a sistemas de gestão ambiental, como representa a certificação obtida pela VetBR. Isso porque, a cada dia mais, os investidores e consumidores vão exigir esse tipo de iniciativa das empresas com as quais se relacionam — movimento que já está consolidado na Europa e nos Estados Unidos e que tende a alcançar também outros mercados, como o brasileiro — é uma questão de tempo. Nessa dinâmica, as operações mais sustentáveis igualmente devem ter acesso mais facilitado a financiamentos, tanto do setor privado quanto dos governos, tendo em vista os compromissos assumidos para cumprimento do Acordo de Paris.
Por fim, vale sempre lembrar que a obtenção da ISO 14001 implica atenção ao contexto de cada organização, tornando imperativos aspectos como a comunicação clara de sua participação de mercado (assim como a de seus produtos e serviços), o conhecimento das partes interessadas e a atuação efetiva da direção no planejamento estratégico. Nessa jornada, portanto, as empresas têm ainda muito caminho pela frente.