A importância do reconhecimento da sustentabilidade nas empresas
Adotar práticas sustentáveis é uma perspectiva que todos devem ter — em especial, as empresas — quando se pensa no longo prazo. Não é mais possível abrir mão dessa abordagem. Trata-se de uma questão estratégica que, além de tudo, ajuda a conscientizar as pessoas a respeito dos impactos ambientais e sociais de suas ações. Particularmente no caso das empresas, as práticas sustentáveis a cada dia mais se integram às atividades, redefinindo os valores corporativos.
Vale destacar que, hoje, a tarefa de ser uma empresa sustentável já não se restringe a ações pontuais ou a um único departamento da organização — esse é um modelo que ficou no passado. O novo contexto de riscos ambientais que crescem em escalada, assim como se ampliam as desigualdades sociais, obriga as empresas a transformar seus processos. Não é por outra razão que as organizações passaram a dedicar mais atenção a aspectos como ética, relações mais harmônicas de trabalho, melhora do atendimento aos clientes e maior cuidado com o impacto das operações sobre o entorno.
Sob outro ângulo, empresas e investidores ainda estão em busca de métricas mais precisas e padronizadas para avaliação e comparação dos aspectos ESG (ambientais, sociais e de governança). O que está em jogo, nesse sentido, é a identificação de maneiras de tornar as análises ESG e as práticas de sustentabilidade das empresas mais criteriosas e confiáveis. Um dos caminhos possíveis é a concessão de selos que atestem a qualidade e a pertinência das práticas de sustentabilidade das empresas. É uma forma de oferecer mais clareza para investidores e comunidades.
A VetBR, por exemplo, conquistou um reconhecimento da Ecovadis, uma das mais importantes certificadoras de sustentabilidade corporativa do mundo: recebeu o selo bronze da instituição. A metodologia da certificação considera pontos como respeito aos direitos humanos e a normas trabalhistas, ética, meio ambiente e compras sustentáveis. Nesses quesitos, a empresa alcançou pontuação superior à média das distribuidoras concorrentes e que também foram avaliadas pela Ecovadis.
Na prática, o investimento em gestão sustentável direcionou ações importantes da VetBR. A empresa realizou a troca da frota de caminhões por veículos menos poluentes. Houve também a implementação de um código de conduta e uma política para avaliação das práticas de seus fornecedores, além da edição de um relatório anual ESG para investidores. Na área de Recursos Humanos, foram reelaboradas políticas de cargos, salários e bônus anual, adotou-se ações voltadas à saúde e plano CIPA, treinamentos de funcionários e medidas para promoção de um ambiente corporativo saudável por meio da estruturação decomitês de ética, gestão, pessoas e ESG. A companhia conta também com um canal seguro de comunicação interna para recebimento de queixas e sugestões dos colaboradores. A lista é extensa.
As empresas realmente sustentáveis demonstram entender e respeitar os anseios da sociedade, alinhando-se às demandas do nosso tempo. Desenvolver uma maior consciência sobre seus impactos ambientais e sociais vai permitir que colham bons frutos no futuro, compartilhando esses benefícios com o maior número de pessoas possível.
Antonio Fontes Machado