Pesquisa comprova satisfação de clientes e padrão de excelência no atendimento da VetBR

Com média superior a 77 pontos, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal conquista padrão de excelência em pesquisa Net Promoter Score (NPS) e lança seu primeiro relatório de sustentabilidade.

Com foco no pilar do relacionamento com clientes, essencial para o seu negócio, a VetBR, mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país, fez recentemente uma pesquisa para medir o índice de satisfação dos seus mais de 30.000 mil clientes dos segmentos pet e pecuário. Com uma média de 77,24 pontos em uma escala de 0 a 100, a empresa atingiu o padrão de excelência pelo Net Promoter Score (NPS), metodologia que mede o grau de fidelidade dos clientes de empresas de variados portes. No caso da VetBR, esses clientes são clínicas veterinárias, lojas agropecuárias e pecuaristas. O resultado foi destaque no primeiro relatório de sustentabilidade da companhia, divulgado recentemente.

Segundo Antonio Fontes, CEO da VetBR, a empresa está focada em contribuir com o desenvolvimento dos negócios dos clientes, enfatizando o atendimento especializado e a eficiência logística — pontos que foram reconhecidos na pontuação do NPS. “Mesmo diante dos desafios inerentes ao transporte de medicamentos e de produtos controlados, que demandam cuidados específicos, conseguimos atingir média superior à dos nossos concorrentes. Isso significa que estamos adotando as melhores práticas e investindo nas mais confiáveis tecnologias do mercado”, analisa.

No quesito logística, a empresa consegue fazer entregas mais rápidas — em sete estados onde atua, em 24 horas a VetBR leva as mercadorias aos clientes que estão a um raio de até 200 quilômetros do centro de distribuição local. Isso a coloca na frente da concorrência nesse aspecto.

A pesquisa ajudou também a detectar os pontos fortes do relacionamento e as oportunidades de melhoria, e indicou que a credibilidade junto aos clientes está ligada diretamente à profissionalização da equipe. Todos os consultores da VetBR são veterinários, zootecnistas, agrônomos ou técnicos, o que forma uma equipe comercial com alta capacidade técnica, um diferencial da VetBR no segmento.

Além disso, para melhorar a gestão de transportes, a empresa investiu em um sistema de controle de frota e de gestão de entregas mais robusto, com base em informações em tempo real — desde o pedido até o momento da entrega do produto — e monitora constantemente temperatura e umidade das câmaras frigoríficas que armazenam medicamentos refrigerados.

Desde 2021, a VetBR também investe na Escola de Clientes, com o intuito de promover a capacitação de todos os seus parceiros. A empresa oferece cerca de 50 cursos gratuitos focados em administração, vendas e gestão para todos os seus clientes. “Acreditamos que uma atividade mais rentável e produtiva vai colaborar com o crescimento do setor animal, além de ajudar no desenvolvimento ambiental, social e econômico do país”, afirma o CEO.

No seu primeiro relatório de sustentabilidade, a VetBR ressalta a conquista da posição de melhor empresa em gestão de pessoas e a 5ª posição em sustentabilidade no setor atacado pelo ranking do anuário da revista Época Negócios 360º, que elenca as melhores empresas do país. Também estão no relatório a certificação de qualidade ISO 14001, selo concedido pela certificadora Bureau Veritas (BVQI), uma das maiores do mundo, e o selo bronze da Ecovadis, uma das mais importantes certificadoras em sustentabilidade empresarial do mundo.

No aspecto de gestão de pessoas, destaque no relatório para a classificação, pela Great Place To Work (GPTW), como uma das melhores empresas para se trabalhar; o programa VetDiversa, que tem como objetivo fomentar a inclusão e a valorização de diferentes grupos de profissionais, por meio de programas de mentoria, workshops e palestras sobre carreira e diversidade; e a criação de um código de ética e de um canal seguro e anônimo de comunicação interna para ouvir críticas e sugestões de seus colaboradores.

A intenção da VetBR é publicar anualmente o relatório de sustentabilidade, peça importante na sua política estratégica alinhada à agenda ESG. “A cada ano pretendemos nos comunicar com o mercado de maneira transparente, mostrando como a ideia de desenvolvimento sustentável vem sendo consolidada no dia a dia da nossa operação”, comenta o CEO. “Ao mesmo tempo, o relatório é um instrumento de autoconhecimento e parte de um exercício que vai permitir à empresa reconhecer seus avanços e conquistas, com vistas a um processo de melhoria contínua”, finaliza.

Para conferir o relatório de sustentabilidade completo, acesse o link: https://www.vetbr.com.br/esg/#toggle-id-5