VetBR conquista selo internacional de sustentabilidade
Em seu primeiro ano de avaliação, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país recebe o selo Bronze da Ecovadis, uma das certificações mais confiáveis e importantes do mundo em sustentabilidade empresarial
A VetBR, mais completa distribuidora de produtos para saúde animal, acaba de dar mais um passo importante quando se trata do reconhecimento das suas práticas sustentáveis. Em seu primeiro ano de avaliação, a companhia conquistou o selo bronze da Ecovadis, uma das mais importantes certificadoras em sustentabilidade empresarial do mundo. A certificação reflete a qualidade do sistema de gestão sustentável da empresa e o reconhecimento de todo o trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos em relação a adoção de práticas focadas no recorte ESG (sigla em inglês para fatores ambientais, sociais e de governança).
Após criteriosa avaliação com envio de comprovações de suas práticas sustentáveis em um relatório com mais de 200 perguntas respondidas, a companhia atingiu pontuação 51 em uma escala de 0 a 100. O número é superior ao exigido para conquistar a certificação atual e próximo ao necessário para alcançar o selo prata. A média também é superior à das 875 empresas avaliadas do mesmo segmento e que alcançaram a pontuação média de 47,9 pontos.
Para conceder a certificação, a Ecovadis avaliou as práticas adotadas com foco em direitos humanos e práticas trabalhistas, ética, meio ambiente e compras sustentáveis. Nos quatro quesitos, a VetBR alcançou pontuação superior à média das distribuidoras concorrentes e que foram avaliadas no ranking. A sua maior pontuação foi em direitos humanos e práticas trabalhistas com 60 pontos, número a ser comemorado já que as outras companhias atingiram pontuação média de 42,86.
Segundo Antônio Fontes, CEO da VetBR, a companhia trabalhou em diversas práticas e adotou medidas para conquistar a certificação. “Mais essa conquista mostra que a empresa está no caminho certo quando se trata de práticas sociais sustentáveis, uma preocupação nossa com os colaboradores e toda a sociedade”, afirma.
Outras iniciativas:
Além da conquista do selo Ecovadis, a empresa tem outras frentes de trabalho em ações que envolvem o social e questões ambientais. Como parte do plano de ação estratégico, fez investimento significativo na troca da frota de caminhões por veículos com menores taxas de emissão de gases e nas últimas semanas lançou o programa VetDiversa, que tem como objetivo fomentar a inclusão e a valorização de diferentes grupos de profissionais para o mercado de trabalho, como: mulheres, negros, jovens, LGBTQIAPN+, pessoas acima de 50 anos, entre outros.
A VetBR tem buscado a excelência em vários aspectos dentro da corporação, com isso implementou o Código de Ética para seus colaboradores no qual todos são integrados no momento da contratação.
Deu início à elaboração do relatório anual de sustentabilidade para os investidores, além de promover ações e planos em conjunto com a CIPA, potencializando assim suas ações internas e externas.
Todo o trabalho realizado é estruturado com treinamentos e alinhados com as estratégias da companhia, que visa desenvolver a capacitação de seus colaboradores sem discriminação de gêneros. A preocupação pela excelência é algo constante e com isso foi criado um canal seguro e anônimo de comunicação interna para ouvir seus colaboradores, podendo ser críticas ou sugestões por parte deles.
Para melhoria contínua também implementou Comitês de Ética, Sustentabilidade, RH e um Comitê de Gestão de Risco e Compliance.
Dentre as conquistas da VetBR, a distribuidora conquistou recentemente a certificação Great Place To Work (GPTW) da consultoria do mesmo nome que classifica empresas em todo o mundo que possuem os melhores ambientes para se trabalhar e que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A distribuidora também foi classificada em segundo lugar em sustentabilidade no ranking de melhores empresas da Época Negócios 360º, em terceiro lugar em Pessoas e ocupou a quarta posição em Governança Corporativa, no mesmo ranking.